Revista

Fórum Setorial de Música de Vitória da Conquista

Ajudando a construir um plano de cultura para nossa cidade!



Hoje, Sábado dia 13 de Julho, Oficina da Natura Musical em Vitória da Conquista.






Colegiados Setoriais das Artes na Bahia


Espaço destinado à comunidade artística para acompanhamento do processo de construção dos Colegiados Setoriais das Artes da Bahia, um trabalho feito em articulação entre o poder público e a sociedade civil.

Previstos na Lei Orgânica da Cultura do Estado da Bahia, os Colegiados Setoriais que representarão cada uma das linguagens artísticas – Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro – vão orientar e respaldar decisões políticas voltadas a cada área, atuando como instâncias de consulta, participação e controle social das ações promovidas pelos órgãos do governo.

Desde o lançamento deste processo, em 9 de abril de 2012, vêm sendo realizados Encontros Setoriais das diversas linguagens artísticas visando à composição dos seus Grupos de Articulação Setorial (GAS). O GAS é um grupo de trabalho formado por membros dos setores artísticos, da capital e do interior, que tem a finalidade de divulgar a Lei Orgânica da Cultura do Estado da Bahia, mobilizar os agrupamentos que constituem os sistemas setoriais, conforme o artigo 13 da Lei, e definir, conjuntamente com a FUNCEB/SecultBA, o número de membros, forma de organização e funcionamento e o processo eleitoral para os Colegiados Setoriais das Artes.

acompanhe pelo link:
http://www.colegiadossetoriais.blogspot.com.br/



Salvador é sede do II Seminário de Planos Municipais de Cultura

Dirigentes de cultura de vinte cidades brasileiras, entre capitais e municípios de áreas metropolitanas, reúne-se em Salvador para compartilhar experiências, trocar informações e ajustar seus planos de cultura, que estão em elaboração. O II Seminário de Planos Municipais de Cultura acontece de 31 de julho a 3 de agosto, e é o segundo evento de alinhamento entre as cidades-piloto que integram o Projeto de Assistência Técnica à Elaboração de Planos Municipais de Cultura de Capitais e Cidades de Regiões Metropolitanas, executado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e patrocinado pelo Ministério da Cultura (MinC). Mais informações em:www.cultura.gov.br.


http://www.cultura.gov.br/site/2012/07/20/ii-seminario-nacional-de-planos-de-cultura-alinhamento-tecnico-de-planos-municipais-de-cultura/




Encontro para formação do Fórum Permanente de Cultura

Dia 21 de Julho aconteceu o primeiro encontro da classe artística para formação do Fórum Permanente de Cultura no Teatro Carlos Jehovah. Estiveram presentes trinta pessoas das quais, além da classe artística, integrantes da Secretaria de Cultura de Vitória da Conquista, João Omar (Coordenador de Cultura), Date Sena (Gerente de Turísmo) junto com o coordenador de turismo Carlos Moreira. Estiveram também presentes representantes do Associação dos Dirigentes Municipais da Bahia - ADMCBA (Marittza Danielle e Marcos Dias), representante territorial da SECULT-Ba (Patrícia Moreira).

O encontro mostrou que o fórum reflete uma necessidade de objetivar resultados em relação ao processo de sistematização da cultura, face as ações que vêm sendo desenvolvidas em âmbito nacional e estadual. Desta forma, a proposição de fórum permanente vem de encontro à necessidade de  dar continuidade aos processos além de tornar o mesmo mais dinâmico e participativo.




O fórum tende a crescer em número de participantes e em participação. Nesse encontro foi formalizado o fórum e foi formado um grupo gestor para acompanhar os processos iniciados a partir do fórum e trabalhar na organização dos encontros. 

. O grupo gestor ficou encarregado de se reunir para planejamento do próximo encontro que espera-se que tenha algumas palestras, programação artística, além das discussões pontuais em pauta que procurará determinar um horário preciso para dar início às atividades, tendo tempo definido para que se cumpra a programação de cada encontro.



A resposta da classe artística foi positiva, no que as discussões foram objetivas, mantendo a pauta e cumprindo com as metas. Espera-se que o próximo encontro haja maior quantidade de participantes e mais atividades artísticas, caracterizando como um dia de convivência artístico








Nenhum comentário:

Postar um comentário